Estratégias

Olá!

Primeiro post do blog, seja bem-vindo, aqui não deve ter muitas atualizações.

As Estratégias que pretendo testar baseia-se no livro "O Investidor Inteligente", escrito por Benjamin Graham. Já faz alguns anos que li este livro, mas pelo que me lembro, existiam 2 tipos de investidores individuais, o Defensivo e o Empreendedor. O primeiro não tinha muito tempo de acompanhar o mercado e analisar ações, portanto seria melhor investir logo em algum ETF, e o segundo buscava selecionar as melhores empresas para investir, buscando superar a média do mercado.

Eu vou criar 2 estratégias, uma baseada em ETF para o Defensivo e outra em diretamente em Ações/FIIs para o Empreendedor, e postar os resultados aqui.

Ambas estratégias vão iniciar com um aporte de R$ 10.000,00 (dez mil reais), optei por fazer este valor pra ser mais realista com a maioria dos novos investidores que estão entrando no mercado atualmente.

Estratégia do Investidor Defensivo

Infelizmente esse investidor mora no Brasil, onde temos poucos ETFs, estes ETFs também não pagam dividendos e não tem benefícios tributários como isenção de IR das vendas de ações até R$ 20 mil por mês... mas vamos em frente. Lista dos ETFs negociados na bolsa.

Este investidor vai buscar a rentabilidade média do mercado, investindo 30% no ETF BOVA11, que segue o nosso índice Ibovespa, e 30% no ETF SMAL11, que é um índice das Small Caps, e ainda 40% no ETF IVVB11, que segue um outro ETF da bolsa americana, o IVV, que por sua vez tem ações/stocks do índice S&P500, que possui 500 maiores empresas do mundo, basicamente.

Estratégia de Alocação Inicial
Então temos 40% de exposição em ações no exterior, que costumam contra balancear bem a carteira, principalmente com questão do dólar subindo sem parar nos últimos tempos.

Na prática a gente não consegue aplicar os valores exatos, mas fiz as contas e as quantidades adquiridas de cada ETF seriam as seguintes:



Estratégia do Investidor Empreendedor

Essa estratégia vai ser 50% em FIIs e 50% Ações no Brasil, vou selecionar ativos que julgar bons para o longo prazo e ir adicionando em carteira com o passar do tempo, caso algum fique ruim vou vender, mas espero que isso não aconteça.

Pretendo fazer um balanceamento da carteira pra tentar manter os percentuais das classes de ativos conforme o plano inicial, ainda não pensei na periodicidade, mas acho que pra não me dar muito trabalho vai ser anual.

Carteira Inicial do Empreendedor vai ser o seguinte:

Tentei deixar valores próximos entre as ações, e nos FIIs coloquei algumas cotas a mais nos que achei melhores pro longo prazo, tentando alocar o máximo de capital do R$ 10 mil iniciais e mantendo metade em cada classe.

Aviso Importante

Esse é um estudo que pretendo fazer para mim mesmo, para saber se sou capaz de superar a média do mercado ou se o melhor para mim é seguir uma estratégia defensiva com ETFs. Essa resposta deve vir dentro de alguns anos. Particularmente, minha carteira não segue nenhuma dessas estratégias hoje em dia, tenho grande parte do meu capital em Imóveis e Renda Fixa.

Até lá, quem quiser seguir o blog e deixar seus comentários é bem-vindo, MAS... tenho que adverti-los de que isso aqui NÃO É DICA DE INVESTIMENTO. É apenas um estudo, portanto, não copiem essa carteira de forma alguma, façam suas próprias escolhas e arquem com as consequências.




Comentários

  1. Fala Carteira Simples, tudo bem?
    Acabei de conhecer seu blog. Meus parabéns!!!
    Gostei da sua carteira.
    Eu estou desenvolvendo um app e estou precisando de alguns testadores.
    É um app para acompanhar os investimentos.
    Se você puder me dar essa força, ficarei grato.
    Me manda um e-mail que te mando o acesso.
    acumuladorcompulsivo@gmail.com
    Abraços e vida longa para o blog.
    Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
  2. olá carteira simples
    Sou novo aqui, gostei de sua extratégia
    Já te coloquei em meu blogroll
    abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ETFs Da Paz: Meses 5 e 6

ETFs da Paz: Mês 003

Fim da carteira ETFs da Paz?