ETFs Da Paz: Meses 5 e 6

 Olá!

Carteira segue sem novas movimentações, confiram a rentabilidade dos últimos 2 meses. Detalhe que saquei o saldo da conta, já que não estou vendo necessidade de rebalanceamento no curto prazo.



No momento estamos perdendo do CDI, devido a quedas do dólar o WRLD11 não tem tido boa performance.

 

No geral estes 6 primeiros meses foram bons, a carteira gerou zero stress pra mim, único ponto negativo é que por enquanto estamos com a rentabilidade abaixo do CDI, devido a desvalorização do dólar/WRLD11, que eu acredito que no longo prazo vai voltar a subir.

 

Simulando outras carteiras: DIVO11, BOVA11 e PIBB11

Fiz uma conta nova no status invest pra simular essa estratégia com ETFs de ações BR pra comparar, apenas pra estudo, sem dinheiro real. O primeiro teste usei o ETF DIVO11, a carteira ficou bem mais volátil nestes 6 meses, mas no momento estaria um pouco melhor do que a carteira real.

DIVO11 e LFTS11

DIVO11 teve um mês negativo em fevereiro, mas recuperou bastante em junho. As operações foram as abaixo, totalizando R$ 2.010,78 na aplicação inicial, um pouco acima dos 2k do estudo real.


Em seguida simulei com o BOVA11, comprando 6 BOVA11 por 108,33 no dia 18/01/2023, o total investido inicialmente nesse caso seria R$ 1.982,61.

BOVA11 e LFTS11

Com BOVA11 a volatilidade foi ainda maior, e no final o resultado ficou um pouco melhor do que o DIVO11. 

Por fim, o último ETF que considerei comparar foi o PIBB11, simulei comprando 3 cotas dele no dia 18 por R$ 197,07 cada, de forma a deixar o total inicial em R$ 1.923,84, abaixo dos 2K do estudo.

 

PIBB11 e LFTS11

Conclusões dessas pequenas simulações de ETFs com ações BR

Ainda poderia simular com outros ETFs de ações BR, mas acredito que os resultados seriam muito semelhantes. No geral me parece que usar BOVA11 faria mais sentido, pelo menos nesse curto período simulado, devido a maior volatilidade, isso pode trazer balanceamentos mais constantes na carteira, tirando um pouco da PAZ, mas também deve trazer mais rentabilidade. Se o cidadão quiser priorizar a PAZ, então DIVO11 me parece a escolha mais sensata, já que ele tem uma volatilidade bem menor.

Por fim vale destacar que eu continuo preferindo o WRLD11, que traz uma diversificação global e não apenas mercado brasileiro, me parece mais seguro pro longo prazo, mas já que a carteira já é 70% renda fixa Brasil, talvez você prefira ficar 100% no Brasil nessa carteira e montar outra carteira de ETFs diretamente no exterior? Acho até mais interessante! Inclusive eu tenho uma carteira no exterior só com ETFs: SCHD, SCHP, VOO e VGLT, e estou cogitando reduzir para apenas 1 ou 2 ETFs até o final do ano.

Abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fim da carteira ETFs da Paz?

Fechamento 010 - ETFs da Paz