ETFs da Paz: Mês 001

 Olá a todos!

Primeiro mês da carteira com dinheiro real, na verdade foram poucos dias, já que a carteira teve início no dia 18/01/2023, mas vamos ao fechamento mensal. Como podem ver na imagem abaixo, fechamos estes primeiros dias com 0,58% de rentabilidade.


Na data de hoje, primeiro de fevereiro, o Ibovespa está caindo forte, mas até ontem, a estratégia estava praticamente empatada com Ibovespa e também com CDI. Também nestes primeiros dias, olhando o gráfico, parece que Ibovespa e a carteira ETFs da Paz tem uma correlação negativa, no caso por causa do WRLD11 já que o LFTS11 só sobe, vamos ver se isso continua assim no futuro.

Me lembro que alguns anos atrás diziam que dólar e bolsa tinham correlação negativa, ou seja, quando dólar subia bolsa caia, e vice versa, talvez essa "regra" esteja voltando a funcionar, apesar que pelo que eu tenho observado muitas destas "regras" não tem funcionado mais nos anos recentes.


A composição ficou 67% LFTS11 e 33% WLRD11, ainda dentro dos limites estipulados na política de investimento dessa carteira.

Regras da Estratégia ou Política de Investimentos (PI)

  1. Mínimo 60% e máximo 80% em Renda Fixa, sendo inicialmente utilizado o LFTS11, mas podendo ser substituído pelo B5P211 quando a taxa de juros estiver caindo.
  2. Mínimo 20% e máximo 40% em Renda Variável, sendo inicialmente utilizado o WRLD11. 
  3. Balanceamento da carteira quando a variação dos ativos se desenquadrar dos máximos/mínimos definidos.

Não será necessário fazer o balanceamento neste momento. Ainda em relação a esse ponto, acho que poderia complementar a PI, adicionando um prazo, tipo: balancear se estiver desenquadrado no fechamento mensal, ou por mais de 30 dias, ficaria mais claro, também porque a ideia é não ficar olhando todo dia, no máximo uma vez ao mês, até poderia ser prazos maiores, tipo 3 meses, dependendo do tamanho da paz que você quer ter 💤💤😀

Até o próximo fechamento!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fim da carteira ETFs da Paz?

ETFs Da Paz: Meses 5 e 6

Fechamento 010 - ETFs da Paz